Home | Contato | Mapa do Site

Busca no site:
:: SANTA CASA DE MAUÁ >> SANTA CASA DE MAUÁ

SANTA CASA DE MAUÁ ENTREGA PARTE DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE SUAS INSTALAÇÕES

 
Para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou nesta tarde (26 de junho), o novo pronto-socorro e ala de internação com 10 leitos. Com a entrega dessas obras, a capacidade de atendimento será ampliada e 35 novos empregos serão gerados, sendo 20 diretos e 15 indiretos.
 
De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que tornará o atendimento muito ágil e humanizado.
 
“Com o novo sistema, o processo interno, desde a entrada do paciente, consulta até os exames e medicação, passa a ser totalmente interligado. Estamos prevendo um aumento de 40% na capacidade de atendimento do pronto-socorro, passando dos atuais 22 mil mensais para 32 mil e a triplicação de nossa capacidade de internação”, comemora o superintendente. 
 
Outro fator positivo está relacionado à sustentabilidade, já que a informatização reduzirá em 30% o consumo de papel e outras 10 mil folhas de filme radiográfico deixarão de ser utilizadas e descartadas no meio ambiente.
 
A fachada da Santa Casa de Mauá passou por ampla reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos para o ambiente interno. A iluminação natural também prevalece sobre o projeto arquitetônico.
 
O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. A instituição médica ainda estuda a implantação de uma escola de enfermagem para capacitação profissional.
 
A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  
 
Perfil: Atualmente, a Santa Casa de Mauá é um dos poucos hospitais da região do Grande ABC que possui UTI neonatal e seus índices de contaminação estão abaixo da média brasileira. No ano passado, inaugurou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização e cateterismo, entre outras. A entidade também realiza exames de ressonância magnética.
 
Há 2 anos, a Santa Casa de Mauá foi premiada como destaque entre todas as Santas Casas do Estado de São Paulo durante o 2º ConSINDHOSFIL (Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), voltado para os profissionais da área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas das Santas Casas e hospitais filantrópicos, realizado em Águas de Lindóia. “A indicação partiu da Comissão Científica do Congresso que analisou as instituições que mais têm trabalhado com seriedade, respeito, qualidade e humanização do atendimento aos seus pacientes”, destaca Harry Horst Walendy Filho.
 
Outro diferencial da Santa Casa de Mauá é a sua capela, de grande beleza e riqueza histórica e cultural, tombada há dois anos.
 
O local abriga raros afrescos do pintor Emeric Marcier, artista plástico romeno, refugiado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. São 23 afrescos, alguns pintados a óleo e outros em têmpera. Os painéis ocupam todas as paredes e o teto da capela, cujo trabalho levou dois anos para ser concluído. Ele começou a pintar a capela em 1943 e no conjunto de afrescos, o artista representou passagens bíblicas, entre elas, a ascensão de Jesus Cristo, a Torre de Babel, os sacrifícios ao bezerro de ouro e a divisão do Mar Vermelho. Marcier dizia que a capela não tinha arquitetura, mas o complexo da Santa Casa é um dos poucos exemplares com influência da arquitetura gótica na cidade de Mauá.
 
Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430
www.mprossi.com.br
17 /06/2019