Home | Contato | Mapa do Site

Busca no site:
:: SANTA CASA DE MAUÁ >> SANTA CASA DE MAUÁ

ESPECIALISTA ALERTA MULHERES SOBRE EXAMES PREVENTIVOS

Durante o mês de março, a Santa Casa de Mauá vem realizando várias ações e uma delas é a  entrega do passaporte da prevenção para suas colaboradoras, no qual constam os principais exames que as mulheres devem fazer. Segundo o oncologista Fernando Justo, os exames preventivos colaboram para a detecção inicial de várias doenças ginecológicas, como endometriose, infecções, câncer de mama, útero e cistos ovarianos.

A primeira consulta ao ginecologista deve ser realizada quando ocorrer a primeira menstruação, a fim de que a jovem esclareça suas dúvidas e receba orientações. Já o check-up ginecológico precisa ser realizado anualmente, assim que iniciar a vida sexual ou por volta dos 25 anos, caso, ainda não tenha ocorrido. “É importante lembrar que os exames não excluem uma consulta bem-feita e exame físico detalhado”, ressalta o oncologista.

Para as pacientes com menos de 35 anos é recomendada, nas consultas de rotina, a realização de ultrassonografia de mama e pélvica para avaliar útero e ovários, exame preventivo de Papanicolau e screening laboratorial sanguíneo - hemograma e hormônios tireoidianos. Caso exista alguma queixa, também são importantes os marcadores tumorais e de doenças infectocontagiosas.

As mulheres de 35 anos ou mais que apresentam fatores de risco para câncer de mama, associa-se também a mamografia, uma vez por ano, para avaliação complementar. Dos 50 aos 69 anos, a mamografia deve ser realizada a cada um ou dois anos, dependendo de cada caso. A partir dos 60 anos a pesquisa de sangue oculto nas fezes faz parte dos exames preventivos pelo aumento da incidência de câncer do colo retal.

Sobre a Santa Casa: no próximo mês de junho, a instituição completará 53 anos de fundação e, em breve, será inaugurada a primeira etapa do seu projeto de ampliação e revitalização. Nessa primeira fase, serão entregues o novo pronto-atendimento e 15 apartamentos e, no final do ano, está prevista a finalização do hospital infantil com oito apartamentos.

Em 2020, será inaugurado o prédio de apoio com 10 andares que comportarão, entre outras instalações, um hospital de retaguarda com até 80 leitos, para abrigar pacientes da rede pública (SUS), além do aumento do número de apartamentos, que chegará a 50. O Hospital passará dos atuais 6 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados de área de atendimento. As obras fazem parte do plano diretor para os próximos três anos e permitirão à Santa Casa de Mauá dobrar sua área física e triplicar a capacidade de atendimento.

 Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430
www.mprossi.com.br