Home | Contato | Mapa do Site

Busca no site:
:: DIREITO SBC >> Direito São Bernardo

Semana Jurídica da Faculdade de Direito de SBC discute Colorismo
 
Ontem (27 de agosto), no primeiro dia da 19ª Semanajur, promovida pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e que se estenderá até sexta-feira (30), os estudantes do período noturno participaram da palestra: Colorismo, Identidades Raciais e Racismo no Brasil, ministrada pela Dra. Natália Neris da Silva Santos. Ela é mestre em Direito, doutoranda em Direitos Humanos e coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia.
 
Após fazer um breve histórico sobre a escravidão, Natália reforçou o fato do Brasil não ter políticas raciais claras até a Constituição de 1988 e, embora grande parte do povo brasileiro tenha descendência negra e indígena, muitas pessoas relutam declarar-se negras.
 
Para a palestrante, “nossa sociedade é muito preconceituosa e ainda existem muitas inclusões e exclusões em relação à cor da pele. A partir do momento que uma pessoa reconhece sua raça, fica muito mais fácil, lutar pelos seus direitos”.
 
“Os estudantes de hoje serão os juízes e advogados do amanhã. Por isso, é importante que formemos excelentes profissionais que combatam todos os tipos de preconceitos”, finalizou a professora Eliana Borges Cardoso.
 
A Instituição: considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu.
 
Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura.
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222.
 
 
.

Ruy Coppola Junior, Natália Neris da Silva Santos e Eliana Borges Cardoso
Legenda: Foto – Crédito / Marli Popolin/MP0061 -Informações à imprensa

MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430