Home | Contato | Mapa do Site

Busca no site:
:: DIREITO SBC >> DIREITO SBC

Faculdade de Direito São Bernardo firma parceria com universidade italiana
 
 
Como forma de proporcionar aos seus alunos maior enriquecimento cultural e vivências diferenciadas na área jurídica, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo acabou de estabelecer convênio com a Università Degli Studi di Messina, na Itália.
 
Esta parceria vem se somar com outros convênios já firmados anteriormente com as Universidade de Bolonha (Itália), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) e com o Centro de Excelência Jean Monnet Rigths and Science, da Universidade de Perugia, também na Itália. 
 
“Mais um convênio na busca necessária e atual da internacionalização de nossa instituição, e que permitirá a ida de professores e alunos, bem como a recepção de estudantes europeus numa troca profícua de experiências”, salienta o diretor da FDSBC, Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, que tem se empenhado na busca constante de melhorias para a faculdade. Em breve, deverão ser finalizadas também as negociações com as Universidades de Turim (Itália), Talca (Chile) e Medellin (Colômbia).
 
O convênio com a Universidade de Messina foi firmado após o coordenador da área,  professor Luiz Guilherme Arcaro Conci visitar a instituição e ministrar aulas para os alunos locais na disciplina Instituições de Direito Público, junto ao Departamento de Ciências Jurídicas e Políticas da instituição. 
 
“Já para o segundo semestre (primeiro semestre acadêmico do calendário europeu) nossos estudantes já poderão cursar disciplinas na universidade, podendo, inclusive, pedir sua equivalência com outras de nosso curso. Esperamos em breve, indicar e receber alunos”, salienta o professor Luiz Guilherme Arcaro Conci. 
 
A aproximação acadêmica com tais universidades já vem produzindo bons resultados. É o caso do lançamento de um livro, que será publicado tanto no Brasil quanto na Itália e na Argentina, coordenado em conjunto pelos professores Conci (FDSBC), Pierangelo Grimaudo (Messina) e Victor Ibañez (UniCuyo), fruto do desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre as três instituições. 
 
Sobre o processo de internacionalização, professores da Alemanha, Itália e da Argentina já estiveram na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, como visitantes, ministrando cursos, bem como, os professores da FDSBC também estiveram em outras instituições.
 
A Instituição: considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu. 
 
Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222 - www.direitosbc.br.
 
 
Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430