Home | Contato | Mapa do Site

Busca no site:
:: DIREITO SBC >> DIREITO SBC

FACULDADE REALIZA ENCONTRO DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL
 
No último sábado (25 de maio), o Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sediou o V Encontro de Direito Penal e Processual Penal. Coordenado pelos professores doutores Roberto Ferreira Archanjo da Silva e Vladimir Balico, o evento teve como tema Sociedade de Massa e a Criminalidade Difusa.
 
Um dos convidados foi o professor Dr. Marcos Alexandre Coelho Zilli, que abordou Genocídio e Discurso de Ódio no Direito Penal Internacional. Com vasta experiência na área, inclusive, como visitante profissional do Tribunal Penal Internacional, o palestrante ilustrou sua apresentação com vários exemplos de violência e atrocidades praticadas contra civis - da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais. “O Genocídio é o crime causado contra a humanidade e negá-lo, é negar a justiça humana", ressaltou o professor. 
 
O Juiz de Direito e professor Dr. Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo foi o segundo convidado do Encontro e abordou o Modelo Penal da Aporofobia. Para ele, tanto a Justiça como as pessoas, de uma forma geral, carregam um pouco de aporofobia (medo, rejeição e hostilidade para com as pessoas pobres e a pobreza). “Não é propriamente a questão do imigrante, refugiados e outros, mas sim a aversão existente pela classe social”, destacou o juiz.
 
O encerramento do evento ficou a cargo do Defensor Público professor Gustavo Octaviano Diniz Junqueira, que expôs o tema Responsabilidade Penal por Omissão dos Administradores de Empresas. 
Segundo ele, com a informação em tempo real, tornou-se muito mais fácil punir uma empresa por omissão, já que ela é conhecedora dos riscos as quais está exposta. “Hoje os empresários têm muito mais responsabilidade por conta da facilidade de comunicação e veiculação das informações”, justificou o professor Gustavo Octaviano Diniz Junqueira.
 
A Instituição
Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu. 
 
Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura. Está localizada na Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222.
 
106: Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, Marcos Alexandre Coelho Zilli, Roberto Ferreira Archanjo da Silva, Vladimir Balico e Gustavo Octaviano Diniz Junqueira.
 
Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430
28/05/2019